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QUER SER DA EQUIPE DE IMPRENSA DA XI SEMANA DE CONHECIMENTO E ARTE?

EDITAL 

EQUIPE DE IMPRENSA DA 11ª MOSTRA DE CONHECIMENTO E ARTE

 DO PROJETO

O Projeto “Equipe de Comunicação” tem o objetivo de permitir os alunos os alunos do Fundamental II e Ensino Médio participarem da Mostra de Conhecimento e Arte com a cobertura das apresentações através de TEXTOS e VÍDEOS que serão divulgados no site e mídias sociais do Colégio OBJETIVO Pouso Alegre (Facebook, Instagram e YouTube).

DA EQUIPE

Os alunos serão divididos em equipes com as seguintes funções: REDATOR, REPÓRTER, REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO e EDITOR.

Serão constituídas 3 equipes que deverão realizar a cobertura das séries conforme abaixo:

EQUIPE 1-> Alunos do 6º e 7º anos

Cobertura de apresentações -> 6º e 7º anos

 EQUIPE 2-> Alunos do 8º e 9º anos

Cobertura de apresentações -> 8º e 9º anos

 EQUIPE 3 -> Alunos do 1º e 2º anos

Cobertura de apresentações -> 1º e 2º anos

 CONTÉUDOS

Cada equipe deverá entregar os conteúdos conforme as datas abaixo:

  1. 1 texto com a SINOPSE das apresentações de cada ano – até 60 caracteres
  2. 1 texto dissertativo sobre a importância do evento 11ª Mostra de Conhecimento e Arte “Em poesia, prosa e arte… a volta ao Mundo na barca OBJETIVO” – até 11 linhas
  3. 1 vídeo com Making Of das apresentações – de até 2 minutos
  4. Cobertura do Evento com fotos e vídeos – 20 fotos cada equipe e vídeo de até 2 minutos

 DAS DATAS

Os conteúdos devem ser enviados para o e-mail: socialmidia@objetivopa.com.br conforme abaixo:

Conteúdo “a” -> Dia 19/09

Conteúdo “b” -> Dia 22/09

Conteúdo “c” -> Dia 20/09

Conteúdo “e” -> Dia 29/08

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas no site do Colégio OBJETIVO de 11 a 13 de Agosto e , caso tenham mais de 01 interessado nas vagas, será aplicada uma prova para selecionar os candidatos.

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

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ALUNOS DO COLÉGIO OBJETIVO SÃO CAMPEÕES LATINO AMERICANOS DE JIU-JITSU ESPORTIVO

No dia 03/09, os alunos Mayara Turchetti  do 1ºano do Ensino Médio e Rafael Araújo do 5º, foram consagrados campeões Latino Americanos  de Jiu-Jitsu Esportivo em São Lourenço – MG.

Mayara conquistou a liderança na categoria Infanto-juvenil B – Faixa Verde e Rafael na categoria Infantil – Faixa Amarela.

O esporte é um forte instrumento pedagógico, pois se integra às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.

Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

A adrenalina, emoção e o prazer de se exercitar nesta aventura faz com que o aluno alcance diferentes maneiras de aprender um movimento e de se integrar ao meio social.

Os nossos PARABÉNS aos alunos que conquistaram de forma tão brilhante estes títulos! 

O QUE PODE TIRAR PONTOS NA REDAÇÃO DO ENEM?

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) somente 77 candidatos num universo superior a 8 milhões conseguiram a tão almejada nota 1000 na prova de Redação.

Abaixo, preparamos um guia para você acompanhar as principais dicas fornecidas durante a transmissão.

C1: Norma Padrão

COMPETÊNCIA Nº 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Crase

O que mais tem chamado a atenção quanto ao erro no uso do acento grave, contrariando o que ocorre em outros aspectos gramaticais, é a ocorrência de um fenômeno conhecido como hipercorreção, que consiste em, devido ao receio de se contrariar o que a Norma exige, fazer mais do que o exigido pelas regras. No caso da Crase em especial, usar o acento grave em contextos nos quais, na verdade, seu uso é condenado, principalmente diante de verbos ou palavras femininas que, apesar do gênero, não aceitam o acento grave anteposto, como, por exemplo, “ela”.

Concordância

Quanto à Concordância Nominal, não têm sido tão volumosos os problemas observados em correção. No que se refere à Verbal, entretanto, os desvios aumentam, o que se agrava devido ao fato de se tratar de um desvio nem sempre tão claro de ser descoberto em revisões do texto.

O fato de o candidato optar pela inversão da ordem direta de certas orações explica muitos dos desvios gramaticais cometidos em redação, já que, como o Sujeito sai de sua posição original, aumenta a tendência de ser ignorado na escolha da conjugação verbal.

Ex. São necessárias mudanças urgentes. (Certo)

É necessário mudanças urgentes. (Errado)

Outro fator que tem provocado erros constantes ainda em Concordância Verbal é a presença de um termo entre Sujeito e verbo correspondente, tirando muitas vezes do candidato, numa observação mais rápida, a percepção de que deveria ter feito a correlação de gênero e número entre essas duas estruturas.

Ex. O Estado, diante de escândalos de corrupção de que participam importantes empresas, precisa atuar prontamente. (Certo)

O Estado, diante de escândalos de corrupção de que participam importantes empresas, precisam atuar prontamente. (Errado)

Regência

Alguns verbos, pelo fato de contarem com mais de uma regência, confundem os candidatos quanto ao uso, provocando inclusive significados involuntários, chegando a comprometer, dessa forma, mais do que a gramática: o efeito chega à coerência do texto.

Ex. Assisto ao jogo com meu pai. (Sentido de ver, mais tradicional no contexto da frase em questão)

Assisto o jogo com meu pai. (Sentido de ajudar, normalmente involuntário no contexto da frase em questão, porém não necessariamente equivocado, gerando provavelmente incoerência)

Colocação Pronominal

A norma gramatical deriva de um uso do Português prioritariamente europeu num primeiro momento e, mesmo com a evolução das regras e uma constante adaptação ao nosso contexto linguístico, algumas imposições permanecem, como o uso dos pronomes oblíquos predominantemente posteriores ao verbo em Portugal (Ênclise) e principalmente anteriores no Brasil (Próclise).

Talvez esse processo explique a expressiva quantidade de próclises em inícios de frase ou posteriores a pontuações de pausa, estruturas condenadas gramaticalmente.

Ex. Produzem-se novos caminhos de resolução diariamente. (Certo)

Se produzem novos caminhos de resolução diariamente. (Errado)

Os cidadãos, conscientizando-se de seus deveres, surgem como elementos atuantes. (Certo)

Os cidadãos, se conscientizando de seus deveres, surgem como elementos atuantes. (Errado)

Pontuação

Com a evolução do texto escrito como estrutura linguística, sinais de pontuação que um dia já foram marcas respiratórias hoje se tornaram organizadores imprescindíveis de períodos e parágrafos. Muitos candidatos, entretanto, ainda optam por fazer de vírgulas e outros sinais elementos marcadores de ênfases e pausas, comprometendo seriamente bases gramaticais.

Ex. Setores da iniciativa privada fortalecem a economia quando em parceria com o Estado. (Certo)

Setores da iniciativa privada, fortalecem a economia quando em parceria com o Estado. (Errado)

Setores da iniciativa privada fortalecem, a economia quando em parceria com o Estado. (Errado)

C2: PROPOSTA E CONCEITOS

COMPETÊNCIA Nº2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Tangenciamento do tema

Priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão (palavras-chave), provoca perda frequente de ponto em redações Enem.

Inconveniência transdisciplinar

Por mais que se queira obedecer a regras que exigem conteúdos programáticos escolares, muitas vezes itens incompatíveis com o tema aparecem em meio à argumentação, provocando um enfraquecimento na sustentação de posicionamentos.

Desvio de tipologia textual predominante

Na tentativa de se criarem ilustrações para exemplificar argumentos ou teses, é comum exceder a proporção de descrição e narração como estratégias de apoio à dissertação, ocupando às vezes parágrafos inteiros com tipos textuais, portanto, não solicitados pela Banca.

C3: INTERPRETAÇÃO

COMPETÊNCIA Nº 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Contradição

Falha grave num texto que se pretende argumentativo, candidatos eventualmente mudam de opinião ao longo do texto ou oferecem exceções que equivalem em peso ao posicionamento que se pretendia defender, gerando um efeito que tradicionalmente ficou conhecido como “em cima do muro”.

Inconsistência teórica

Na busca por sustentar mais solidamente tese e argumentos, surgem dados equivocados ou carentes de comprovação, o que, quando percebido pelo avaliador, pode causar perda de credibilidade e, consequentemente, qualidade final.

C4: ARGUMENTAÇÃO

COMPETÊNCIA Nº 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Repetição vocabular

Mostra-se muito frequente a utilização de uma mesma palavra em várias ocasiões próximas, comprometendo a progressividade do texto e a percepção do avaliador quanto à capacidade vocabular do candidato.

Falha de referenciação

Involuntariamente, candidatos provocam ambiguidade ou esvaziamento semântico em termos que serviriam de retomada ou antecipação de outros vocábulos.

Ex. A utilização de expressões como “Diante disso” em parágrafos como o de Conclusão podem fazem com que o avaliador, diante de tantas informações em trechos anteriores, não seja capaz de entender o que se pretende retomar com o pronome demonstrativo.

Incoerência em conectores

Conjunções que, contextualmente, têm seu sentido original invalidado comprometem a qualidade textual. Conseguem até estabelecer processos coesivos, mas prejudicam incrivelmente a coerência do que se pretende afirmar.

Ex. “porém”, “todavia” ou “contudo” ligando orações que não se opõem reciprocamente.

C5: VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Utopia de intervenção

Por melhores que sejam as intenções do candidato de resolver problemas brasileiros históricos, sugestões de soluções “incontestáveis” para graves transtornos comumente propostos pela Banca Avaliadora enfraquecem a capacidade argumentativa textual.

Ex. As pessoas devem se conscientizar de que seu papel no crescimento do país é inegável. (Atribuir ao livre-arbítrio dos cidadãos a iniciativa de mudança de atitude leva a proposta de solução a um plano ideal totalmente incompatível com um texto que se pretende técnico)

Ausência dos agentes

É bastante comum nas dissertações a omissão da origem da iniciativa da proposta de intervenção. Atribuir a responsabilidade da solução proposta a elementos sociais em especial aumenta a qualidade do texto como um todo.

Ex. Iniciativa privada, ONG’s, Estado, instituições escolares, cidadãos comuns.

Desrespeito a direitos humanos

Compromete propostas de intervenção certos radicalismos que ferem princípios básicos de cidadania e dignidade pessoais.

Ex. Uso da violência e constrangimento social como estratégias de punição civil.


 Fonte: https://oglobo.globo.com

MEC prevê base curricular do ensino médio para 2019 e discute criar Enem com avaliações por áreas de conhecimento

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, disse do dia 25 de agosto que o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em discussão.

A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, participou de evento em São Paulo. (Foto: Renan Ferreirinha/Divulgação)

“O que vai acontecer com o Enem? Ninguém sabe, vai depender da Base. Eu tenho uma posição que é a seguinte: a partir da aprovação da base, o Enem deverá avaliar aquilo que é comum para todos”, disse Helena.

“Eventualmente, ele poderá criar avaliações para o acesso ao ensino superior por áreas do conhecimento. Ele pode ter uma avaliação para a área ligada às humanidades, ou para área de saúde. Está em discussão”, afirmou.

Maria Helena disse que essa possibilidade de o Enem ter subdivisões por áreas está em discussão com os reitores das universidades federais e com o Conselho Nacional de Educação (CNE).

“O Enem depende muito do que vai acontecer com a base”, disse.

Prazo para as reformas

Segundo ela, a base da educação infantil que está sendo debatida em audiências públicas pelo país, vai ser aprovada até o fim do ano. A base do ensino médio vai chegar ao Conselho Nacional até dezembro deste ano, de acordo com a secretária. “Espero que seja aprovada até junho ou julho do ano que vem, para que 2019 seja um ano de preparo para a implantação da base e da reforma do ensino médio.”

A secretária participou da abertura da Conferência Mapa Educação realizada no campus da Faculdade de Economia da USP, em São Paulo.

O evento reúne 200 estudantes de todos os estados que têm representatividade em suas comunidades e espírito de liderança. Eles vão participar de oficinas sobre educação.

FONTE: http://g1.globo.com/

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